Aplicativos para gestantes

Babyscope: escute o coração do seu bebê!

Logo I-mãe

Lembra da primeira vez que você ouviu o coraçãozinho do seu bebê? Aquele feijãozinho tão pequeno, mais parecendo um girino, e já com um coração batendo forte dentro do seu corpo? Pra mim foi muita emoção! E a cada visita ao consultório ou nova ecografia em que pude ouvir o coração do meu bebê, essa emoção sempre vem de novo!

Perto das minhas 20 semanas de gestação, uma amiga grávida comentou sobre aplicativos para celular e tablet que permitem ouvir o coração do bebê. Fiquei super animada para testar e poder repetir essa experiência tão legal com mais frequência! Pesquisei um pouco dentre as opções existentes e resolvi comprar o Babyscope, para iPhone (3.99 dólares).

A descrição explica que o aplicativo tem maior taxa de sucesso a partir das 30 semanas de gestação, mas nas reviews algumas pessoas reportavam ter conseguido capturar o som do coração do bebê com apenas 17 semanas. Sendo um investimento bem pequeno, achei que valia a pena arriscar!

Minhas primeiras tentativas foram frustradas, só consegui ouvir chiados. OK, isso era esperado, mas ainda assim fiquei um pouco desapontada. A partir daí, quando tinha um tempinho com mais tranquilidade ia tentando outras vezes, foram mais umas 3 ou 4 tentativas em que ouvi apenas os tais chiados. Eis que hoje, SUCESSO! Resolvi ler com mais calma as instruções e fui tentando com bastante calma, e logo de cara o coraçãozinho do bebê se manifestou! Fiquei feliz da vida! Aqui dá para ouvir a gravação!

Para quem quiser tentar, seguem algumas dicas do próprio aplicativo:

  • Coloque o iPhone em modo avião. Essa é uma daquelas precauções do tipo “na dúvida é melhor não arriscar”. Não se tem nenhuma comprovação de que a atividade do celular possa prejudicar o bebê de alguma forma, mas na dúvida, não custa nada tomar esse cuidado.
  • Teste primeiro com as batidas do seu próprio coração. Como o aplicativo captura bastante ruído (sim, tem outras atividades na barriga fora o bebê!), é bom ter uma referência para saber com que se parece o som do batimento cardíaco. Claro que o do bebê não é tao claro e forte, mas é uma boa referência.
  • Coloque o volume do telefone no máximo. Se estiver usando um iPhone 5/5S em que o microfone fica na parte de baixo, junto com os alto-falantes, mantenha o telefone um pouco na diagonal, de modo que o microfone esteja contra a barriga, mas não os alto-falantes.
  • Pressione o microfone com firmeza (sem apertar demais) contra a barriga, e aguarde cerca de 10 segundos em cada ponto antes de mover para outro lugar e tentar de novo.
  • E finalmente, comece pela parte inferior do abdomem – essa dica é importante. Das primeiras vezes eu fui colocando o telefone em cima da barriga em qualquer lugar pra ver onde funcionava, mas quando parei para ler as instruções mais detalhadas foi que prestei atenção nessa parte. Claro que o bebê se mexe bastante, mas até as 20 semanas o útero só vai até a altura do umbigo, então faz sentido que o coração do bebê esteja numa parte mais abaixo.

Além desse aplicativo, existem outros similares, mas por enquanto foi o único que testei. Além de ouvir, dá para gravar e ouvir depois no próprio aplicativo, ou compartihar por e-mail, twitter ou facebook. E você, já testou algum aplicativo parecido? Conte para o Real Maternidade como foi!



1 comentário

Add yours

Post a new comment