Organizando os trabalhinhos do ano
Toda mãe coruja se orgulha dos trabalhinhos dos filhotes, não é? Mas sabemos que a pilha de desenhos só aumenta a cada ano… Aqui em casa tenho somente uma artista, mas em algumas casas há 2, 3, 4 ou mais artistas e as produções artísticas se multiplicam! Acredito que é muito importante valorizar os trabalhos realizados na escola e acho que devemos incentivar as crianças a produzir desenhos, pinturas, trabalhos com sucatas também em casa. Mas com isso, inicia-se um acúmulo de desenhos e de projetos.
Então vem a pergunta: o que fazer para a nossa casa não se transformar em uma montanha de papéis? Não temos tanto espaço disponível nos nossos lares. Como separar, guardar e armazenar essas recordações escolares? Aí vão algumas sugestões em etapas importantes:
ETAPA 1 – SELECÃO!
Primeiramente devemos fazer uma seleção desse material, adotar alguns critérios ajuda na separação (desenhos do dia das mães, dia dos pais, páscoa, natal, uma atividade que foi significativa para a criança etc). Sabemos que não é uma tarefa fácil, contudo não se desesperem, isso pode levar alguns dias. Afinal vamos nos deparar com muitas lembranças, ainda mais se tivermos ajuda dos nossos filhos!
ETAPA 2 – ARMAZENAMENTO!
Após a seleção podemos armazenar o material de diversas maneiras, veja só:
– CAIXAS
As caixas são sempre nossas aliadas na organização, podem ser as plásticas transparentes e/ou coloridas, de papelão, enfim o que se adapta melhor ao seu espaço. São fáceis de limpar e deixam qualquer espaço organizado , não é?
Imagens via provaievedehoje.com.br / rotaregional.com.br
– ARQUIVOS / PASTAS
Outra opção é armazenar os trabalhos em sacos plásticos e ou colocá-los em uma pasta ou arquivo. Assim você poderá categorizá-los e facilitar o seu manuseio. Veja só:
– FOTOS / SCANNER
Hoje em dia a tecnologia pode ser uma grande aliada. Já imaginou guardar aquela maquete, ou aquele cartaz enorme? Ao invés disso, você pode fotografar ou scannear! Assim, terão uma bela recordação do precioso material, sem que ocupe todo o seu armário! Mas lembre-se de salvar os arquivos em algum lugar na “nuvem” para não perderem todas as lembranças no caso de um imprevisto, como roubo de celular ou computador estragado. Existem ótimas opções por aí; o Dropbox é uma delas. E viva a era digital!
– GALERIA DE ARTE
Vocês podem escolher alguns trabalhos mais significativos e emoldurá-los ou ainda se tiver espaço, até fazer uma exposição de arte em algum cantinho da sua casa. Seus artistas vão amar!
– ENCADERNACÃO
Esta opção também é super prática! É só separar os trabalhos, organizá-los nas folhas e mandar na papelaria para encadernar tudo. Algumas escolas utilizam essa prática para reunir os trabalhinhos dos pequenos.
Por aqui optamos por um pouco de tudo: encadernamos os desenhos para serem reaproveitados no verso, guardamos outros numa pasta de avaliações escolares e também montamos um caderno de memórias onde estão guardados os bilhetes que foram enviados pela professora, comunicados da escola, lista com os nomes dos professores e colegas daquele ano, cartões confeccionados. Um caderno que se iniciou sem um propósito definido, se transformou literalmente em um “leque” de boas recordações da educação infantil, para a minha filha recordar e viver essa fase tão mágica da vida!
ETAPA 3 – TUDO EM ORDEM!
Após todo o material em ordem, lembre-se de pensar em um local para guardá-lo (armário do quarto, sala, escritório…). Por isso leve em consideração o formato que melhor se adapta à sua casa.
Espero ter ajudado vocês com algumas maneiras de guardar recordações de uma época tão especial da vida de uma criança! Se tiverem outras ideias, vamos trocar por aqui! Afinal, todas as mamães precisam de uma vida mais organizada para curtir e brincar mais com filhos! 🙂
Adorei! Ótimas dicas de organização…é muito importante guardar as recordações da infância, integrando as crianças nesse processo de escolha e cuidado.
Querida Alice! Que linda estas concentrada observando teus desenhos…
Abraços da prof.
Oi Dani, tudo bem?
Lancei a PAPUM em setembro de 2015. Estava pesquisando sobre apps para uma matéria e encontrei esse post.
De uma olhada na nossa fanpage no facebook: https://www.facebook.com/PapumLivros/ e me diz o que acha do serviço e do produto de livro de artista para os pequenos.
Grande beijo.