Férias, crianças e trabalho: como lidar

Férias, crianças e trabalho: como lidar?

Mãe Empreendedora
Nessa época do ano muitas de nós ficamos envolvidas com Natal, Ano Novo e férias e até deixamos o trabalho de lado. Mas e na hora de voltar pro escritório? Como ficam nossos filhos?

As férias escolares duram aproximadamente 10 semanas (isso sem contar as férias de inverno) e a maioria de nós, mães, tem apenas 30 dias de férias no ano. Como conciliar isso tudo?

Com minha filha, como nós somos pais separados, costumamos dividir as férias ao meio. Cada um fica com ela durante um tempo. Isso facilita bastante minha vida de empresária, pois consigo focar bastante no trabalho enquanto a Tathi fica com o pai. Depois do Natal, que ela passou comigo e com minha família, ela foi passar as férias com o pai dela e família. Por sinal, vai passar o Reveillón na Europa e volta só no início de fevereiro. Daí é minha vez.

Empreendedoras têm uma rotina bastante flexível, mas ao mesmo tempo não temos algumas vantagens que mulheres de carreira costumam ter: férias tranquilas e com data definida é uma delas. Eu costumo organizar um grande evento do Jogo de Damas no mês de março, isso envolve muito trabalho nos meses anteriores: exatamente os meses em que minha pequena está de férias.

O que eu vou fazer? Vou dividir o período das férias dela. Vamos viajar por 15 dias e aproveitar bastante, deixo ela por uns 10 dias com meus pais (que também estarão de férias) e o resto vai ser levado dentro do possível: eu trabalho enquanto ela passa um tempo com os dindos, com os amigos ou mesmo fica em casa. De noite aproveitamos para fazer uns programas só nossos, bem como nos finais de semana.

É o ideal? Não. Felizmente eu tenho uma rede de apoio que me permite focar no trabalho quando é necessário e, ao mesmo tempo, curtir a minha filha. Gostaria de passar mais tempo com ela nas férias, mas compenso isso ao longo do ano, aproveitando algumas tardes para irmos ao cinema ou fazermos outros programas nossos (vantagens de ser empresária e fazer meu próprio horário).

Eu e o pai da Tathi alternamos as datas, se num ano eu fico com ela no Natal, ele fica no Ano Novo e depois invertemos. Fazemos o mesmo com Carnaval e Páscoa e funciona super bem. Em 2015 é minha vez de passar com ela a Páscoa e vamos aproveitar para viajar e nos divertir mais um pouco. No fim ela tem várias pequenas férias ao longo do ano e sempre damos um jeito de fazer esses momentos super especiais!

Ferias Thati
Imagens via Instagram @debxavier

E quem não tem rede de apoio ou trabalha 40h/semana?

No site do Jogo de Damas fizemos um post com sobre o que fazer com os pequenos durante as férias! Dá uma conferida que com certeza uma das opções vai ser perfeita pra você!

Beijos e boas férias!



There are no comments

Add yours