Crianças brincando  com ovo na colher

Páscoa: Dicas de brincadeiras

A Páscoa está chegando e é um momento perfeito para propor brincadeiras temáticas com as crianças. Corrida do ovo na colher, amigo ovo, o tradicional caça aos ovinhos e uma oficina de ovinhos coloridos são algumas ideias divertidas para entreter os pequenos durante o feriado.

Aqui descrevemos como você pode promover essa grande farra na Semana Santa – e não apenas com as crianças, mas com os adultos também! Vai ser super divertido! Veja só:    

Corrida do ovo na colher

A corrida do ovo na colher precisa de no mínimo dois participantes. Mas é mais legal em grupo, que pode ser dividido em equipes. Há também a possibilidade de corridas individuais. 

Defina o ponto de partida e de chegada.  Os primeiros  participantes da equipe deverão ter suas colheres na boca com um ovo em cada (os pequenos podem segurar com as mãos). A largada é dada e todos podem começar o percurso em direção à chegada, onde o ovo deve ser entregue ao outro participante, até que se chegue na última pessoa.  A equipe que realizar primeiro a tarefa é vencedora. Crianças acima dos quatro já podem participar da corrida. Bora lá?

Caça ovos

Com os ovos coloridos ou mesmo de chocolate comprados no mercado, a brincadeira de caça aos ovos é pura diversão. Mas não se limite em apenas escondê-los, incremente a brincadeira fazendo com que as crianças sigam as patas do coelhos, que podem ser feitas com três pontas de dedos lambuzados de talco. E não esqueça de guiá-las, informando se está frio ou quente. Os pequenos amam!

Oficina de ovos

Para começar, assegure-se que todas as crianças usem aventais para participar da oficina de pintura de ovos, ninguém quer sair lambrecado de tinta, né? Caso aconteça, veja como tirar mancha de roupa branca aqui.

Cozinhe uma dúzia (ou meia) de ovos por 10 minutos em água fervendo. Retire-os e espere esfriar. Enquanto isso, prepare em tigelinhas as tintas: corantes de alimento + 1 xícara de  água + 2 colheres de vinagre. Com as cores prontas, mergulhe os ovos e, depois de tingidos,  coloque-os para secar na própria caixinha.  Já secos,  vale sugerir às crianças que façam desenhos com canetinha nos ovos. Vocês podem organizar uma linda exposição ou presentear os familiares com as artes!

ovinhos coloridos

Imagem via: RichardBH 

 Amigo ovo 

O amigo ovo é um amigo secreto de ovo de Páscoa entre os participantes da família. Compre as delícias de chocolate e entregue para as crianças presentearem seus amigos, que podem ser sorteados na hora. Escreva os nomes dos participantes e depois deixe que cada um tire o seu. Para deixar tudo mais emocionante, brinque de adivinhar o amigo do outro. Vale fazer mímicas ou dar dicas sobre a pessoa. Um amigo secreto em plena Páscoa!

Esperamos que tenha curtido as dicas e que se divirta muito em família nesta Páscoa!

Até a próxima! <3

 



There are no comments

Add yours