maca_fotofinal

Receitas: Doce de maçã + Muffin de maçã + Mingau delícia

Oi gente! Não sou completamente novata por aqui, já participei da coluna Barriga da vez, mas é a primeira vez que escrevo pro Real Maternidade (tô nervosa!) e estou adorando essa oportunidade de dividir com vocês as receitas da nossa Panelinha! A intenção dessa coluna é ampliar as possibilidades de transformação dos alimentos em receitas muito nutritivas e saborosas para nossos filhos e pra família toda. Acredito muito que somos aquilo que comemos e acredito também em revolução através dos alimentos.

A Panelinha do Timtim nasceu como um diário de introdução alimentar e hoje ela é muito mais do que isso pra mim: é consciência alimentar. É uma busca sem fim por combinações de sabores que tornem o nosso consumo de alimentos uma atitude consciente, e não só suprimento de uma necessidade fisiológica do nosso corpo. Além de nutrir nosso corpo, acredito que a comida também precisa alimentar os olhos! Despertar a mente, ser atrativa, colorida e diversificada. Mas haja fôlego pra ser criativo todos os dias na cozinha, né não? Por isso que a gente quer te ajudar! Todas as receitas são testadas e aprovadas pelo Timtim. (Sim, tem coisas que ele não aprova! :P)

Vamos apresentar por aqui sugestões de cardápios e muitas dicas sobre como aproveitar melhor a absorção de nutrientes pelo nosso organismo, através da alquimia poderosa da mistura certa dos alimentos. Cozinhar é uma revolução, mas não precisa ser uma guerra, né não? Queremos levar leveza e praticidade ao seu dia-a-dia e esperamos que vocês gostem e se inspirem!

Pra começar de leve, docinho e fofinho, vamos fazer duas receitas em uma, pra descomplicar, e não ter desculpas pra não fazer! Começaremos com uma receita bem simples e que serve de base pra várias outras receitas, além de poder ser ingerida “pura” e sem culpa! O doce de maçã, que também é recheio do muffin,  pode ser uma sobremesa,  um lanche da tarde (com uma colher de iogurte natural integral) ou ainda um café da manhã em forma de geléia. É muita utilidade, gente! Também vamos ensinar uma receitinha minuto (mingauzinho delícia!) e apresentar os benefícios dos ingredientes utilizados. Olha só:

RECEITA 1 – DOCE DE MAÇÃ
Nível: Fácil  Rende 4-6 porções.  Pode ficar até 3 dias na geladeira

Ingredientes:
3 maçãs picadas – sem sementes
1 punhado de uvas passas sem sementes
1 ou 2 pedaços de canela em pau
2 colheres chá de canela em pó
1/2 xícara de água – ou o quanto baste para o cozimento
10 cravos da Índia

maca_ingredientes

Passo a passo:
1. Corte as maçãs no meio, retire o caroço e corte em cubinhos pequenos. Em uma panela, coloque as maçãs picadas e a canela em pó e misture bem, até que todos os pedacinhos estejam envolvidos pela canela.maca_passo_1

2. Adicione a água, a canela em pau e os cravos, misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Dica: colocar os cravos em um voal ou pano limpo e amarrar como um saquinho, facilita na hora de retirá-los para servir!maca_passo_2

3. Adicione as uvas passas, misture e apure por mais 3-5 minutos.
maca_passo_3

4. Quando as maçãs estiverem bem macias e a água tiver secado quase por completo, desligue o fogo.maca_passo_4

Agora é só se deliciar, ou se segurar pra não comer tudo!

maca_fotofinal

RECEITA 2 – MUFFIN DE MAÇÃ

Ingredientes:

RECHEIO: Usar o doce de maçã (receita acima)

MASSA:
1 ovo (ou ½ xícara de gel de linhaça – deixar linhaça hidratando na água quente por 3 a 5 minutos até formar um gel. Ela pode substituir os ovos em qualquer receita!)
2 colheres sopa de aveia em flocos finos
4 colheres sopa de farinha de aveia
1 colher chá de essência de baunilha
1 colher chá rasa de canela em pó
1 colher de sopa bem cheia de fermento

Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes da massa, exceto o fermento.
Acrescente metade do recheio na massa e misture bem.
Por último, adicione o fermento e misture novamente.
Em forminhas de silicone coloque 1 colher de sopa (metade da forminha) de massa e distribua bem os pedaços de recheio entre as forminhas.
Depois coloque aquela outra metade reservada de recheio por cima de cada um.
Coloque as forminhas em uma assadeira e no forno baixo 180 graus por 10-15 minutos até que fiquem douradinhos.
Se preferir, pode deixar o recheio reservado para comer como acompanhamento do muffin. Ou fazer uma quantidade maior de recheio, pra sobrar!

Como diria o Timtim: Nham! Nham! Espero que goste!

muffin

RECEITA 3 – RECEITINHA DE MINUTO: MINGAU DE AVEIA
Rende 2 porções. Pode ficar até 1 dia na geladeira

Ingredientes:
120 ml de leite – pode ser feito com leite materno, leite vegetal ou o leite de uso habitual.
1 colher de sopa de aveia em flocos
Deixar ferver até ficar grossinho, 2-3 minutos.
Servir morno e com uma colherada de doce de maçã por cima! Ou só com canela em pó.

mingau_aveia

Curiosidades

Sabia que a maçã é antiga conhecida pelos seus benefícios à saúde? A maçã é rica em fibras que auxiliam a digestão e inibem o apetite. Contribui também para o alívio das dores de gastrite e pode ajudar a cicatrizar úlceras gástricas pois as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago. Essa fruta também é rica em potássio, em vitamina A, E e C que são antioxidantes e podem ajudar a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação. A vitamina C, presente na maçã, vai ajudar também na produção de colágeno que mantém a rigidez da pele.

Existem muitas formas de consumo da maçã e cada uma delas tem um efeito diferente no nosso organismo. Olha só:
curiosidades maça

Além dos benefícios da musa MACÃ, temos aliados nessa receita também os benefícios da diva CANELA. Nativa do Sri Lanka, além de ser uma deliciosa especiaria de uso culinário, a canela tem propriedades antioxidantes. Você sabia que a canela é considerada um santo remédio pra muuuitas coisas? Por ser termogênica, a canela ajuda na redução dos níveis de açúcar do sangue, é um tônico digestivo, tem propriedades antibacterianas, antivírus, anti parasitas e anticépticas. É um conservante natural da comida e pode ajudar as mamães na fase de amamentação, além de ser muito eficiente na eliminação de piolhos! Sim gente, até pra isso! ehehe… Ah se minha mãe soubesse disso quando eu era pequena… Aff!

No entanto, há uma advertência sobre a ingestão da canela: deve ser feita em pequenas quantidades e não é indicado o consumo por mulheres grávidas, já que pode estimular as contrações. Quer saber mais sobre os benefícios da canela? É só clicar aqui.

Espero que tenha gostado das dicas! Ah, e se fizer alguma receita por aí ou se tiver alguma sugestão, deixe um comentário, viu?  Até a próxima!



There are no comments

Add yours