brincadeiras-sem-gastar

Brincadeiras “indoor” super divertidas

Coluna RM no Portal FF do UOL

Mês de Julho, crianças por todos os lados… O que fazer se não deu pra viajar? Apenas não se preocupe e relaxe! Você sabia que dá para se divertir (e muito!) dentro de casa?

Claro que dar uma voltinha por aí pode ser muito legal; somente não transforme suas férias em obrigação de realizar “zilhões” de compromissos com as crianças. Sabemos que isso pode deixar muitos “destruídos” e mal humorados no final do dia. Lembre-se de que pais efilhos precisam estar bem – nas férias e nos outros dias também! :)

Pensando nisso, separei algumas dicas de brincadeiras para deixar as férias das criançasmuito animadas. Ah, elas são válidas também para os dias de chuva! A sua casa vai ser palco de muita alegria e boas energias! Olha só:

Livrinho engraçado

Dobre algumas folhas de papel A4 ao meio e divida cada metade em 3 partes. Na parte de cima, cole a fotografia de alguém da família, de um amigo ou um animal. Peça para ascrianças completarem as outras partes (tronco e membros) com desenhos originais! Junte tudo e comece a escutar as gargalhadas. É diversão na certa!

livro_divertidoImagem via Cristina Resina

Teias divertidas

Preciso confessar que eu amava essa brincadeira quando era criança! A gente escolhia um cômodo da casa e espalhávamos um rolo de barbante ou novelo. O grande desafio é se locomover sem encostar na linha. Super legal! Eu era muito boa nisso! ehehe…

teia_aranha_casaImagem via Pinterest

Ioiô de balão

Com a ajuda de um funil, encha o balão de arroz, feijão ou pequenas sementes. Faça um nó em sua ponta e acrescente elásticos para formar a “cordinha” do ioiô. A quantidade de elásticos vai depender da largura / resistência dele e do tamanho da criança (ou adulto! rs…) que vai brincar! Alegria que vai e vem!

ioio_balaoImagem via Tinker Lab

Casinha na caixa de sapato

Uma caixa de sapatos é um lugar perfeito para abrigar as pequenas bonecas das crianças. Que tal separar revistas velhas, adesivos, cola e tesoura para confeccionar uma casinha fofa? Utilize gravuras de revistas para decoração e solte a imaginação. Não se esqueça de enfeitar também a tampa da caixa para fechar e transportar a casinha. Fofurice sem fim!

caixa_sapato_casinhaImagem via My Poppet

Bijuterias de Macarrão

Pintar e decorar macarrões vão fazer a alegria da garotada! Depois disso, é só utilizar um barbante para uni-los em uma linda bijuteria; pode ser colar, pulseira ou o que a sua imaginação mandar! Vocês ainda podem expor os produtos e até criar uma lojinha. Meninas e meninos vão se divertir!

colar macarraoImagem via Hellobee

Escavação diferente

Pronto para uma emocionante escavação? Seus pequenos vão amar descobrir tesouros enterrados! É bem simples e muito legal preparar a brincadeira: em uma caixa plástica misture a areia e alguns pequenos brinquedos das crianças, que serão os tesouros. Faça uma certa compressão, até que a areia ocupe a borda da caixa. Desenforme a mistura (assim como a gente faz com os castelinhos de areia nos baldinhos) sobre uma superfície plana e comece a escavar. Utilize pincéis, palitos com prendedor de roupa na ponta ou até mesmo escovas de dentes velhas para encontrar as tão desejadas relíquias!

escavacaoImagem via Piikea Street

Bonequinhas de Palitos

Com canetinha, botões, durex estampado, retalhos e muita criatividade vocês podem construir lindas personagens e se divertir a valer! Os detalhes das roupinhas podem ser cuidadosamente elaborados com botões e rendinhas para dar aquele toque especial. Que tal fazer também um teatrinho de bonecas. Um amor, não é?

bonecas palitoImagem via Teawagon Tales

Fitas adesivas

Você sabia que as fitas adesivas são nossas aliadas e podem ser muito versáteis nas brincadeiras infantis? A famosa amarelinha, o jogo da velha e até mesmo uma pista incrível de carrinhos podem ser construídas utilizando a fita adesiva! E o que é melhor: sem sujeira e sem sair de casa. Faça chuva ou faça sol! Olha só:

fita_adesivaImagem via Pinterest

Ping Pong de balão

Toda criança adora um balão, certo? Para deixar a brincadeira ainda mais animada, vocês podem construir raquetes e brincar de Ping Pong com balões! É só utilizar pratos de papelão, palitos de picolé e fita adesiva. Aposto que vai ser demais!

balao_raqueteImagem via Pinterest

Pebolim de caixa de sapato

Vai uma partidinha de futebol aí? Para isso você precisa de uma caixa de sapato, palitos de madeira, prendedores de roupa, cola quente, tesoura e muita criatividade para decorar o seu campinho de Totó ou Pebolim! Que tal usar cores e escudos dos times favoritos? Gooool!!!

pebolim copyImagem via UCreateCrafts

Se você curtiu, espalhe essas dicas por aí! E se fizerem algumas delas, postem imagens pra gente ver! Use a hashtag #diversaoemcasa :)Ótimas férias e deliciosas brincadeiras por aí! Até a próxima, Luciana.

>> Veja essa publicação no Portal Finanças Femininas do UOL 



There are no comments

Add yours