Resgatando a simplicidade no brincar

Resgatando a simplicidade no brincar

Às vezes, nós adultos, achamos que para agradar as crianças devemos comprar brinquedos caros e sofisticados. Saiba que as brincadeiras simples, muitas vezes construídas com sucatas, são sucesso garantido entre os pequenos. Estimular o raciocínio e agilidade das crianças é bem mais simples e divertido que a gente imagina!

Lembre-se que o melhor presente é a presença plena, independente da quantidade de tempo; e não aquele brinquedo que você dividiu em várias prestações e está “suando” para pagar. Então, que tal sentar com as crianças, construírem alguns jogos e brincarem um pouquinho juntos? Listamos abaixo algumas ideias:

TANGRAN

O Tangran é um quebra-cabeças de origem chinesa, é um jogo muito antigo que significa “7 tábuas da sabedoria”. Além de facilitar o estudo da geometria, desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico. É composto de sete peças que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:
– 5 triângulos de vários tamanhos
– 1 quadrado
– 1 paralelogramo

tangran molde
MATERIAL

– Molde (esse aí de cima!)
– Tesoura
– Material de sua preferência: feltro, papelão, cartolina, EVA ou até mesmo madeira.

COMO JOGAR

Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando 2 regras:
1) todas as peças devem ser usadas.
2) não é permitido sobrepor as peças.

Tangran

JOGO DA VELHA:

 O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido. Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. As mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza da visão, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da “velha”.

MATERIAL:

– Papel, feltro ou o que você preferir para o tabuleiro.
– Material para marcar as colunas horizontais e verticais
– Tampinhas, feijões, milho, botões, desenhos… para serem os marcadores

Jogo da Velha

COMO JOGAR:

– É um jogo de 2 jogadores em que cada participante joga alternadamente.
– Escolha os marcadores e quem começa o jogo.
– O primeiro jogador inicia posicionando um marcador em uma lacuna vazia. E assim sucessivamente.
– Quem conseguir marcar 3 peças iguais na linha diagonal, vertical ou horizontal vence o jogo.

JOGO DAS 5 MARIAS

Cinco-marias ou pipoquinha, como pode ser chamado, é um jogo também conhecido como brincadeira dos cinco saquinhos (ou cinco pedrinhas, que devem ter tamanhos aproximados). Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm por 3 cm, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz ou feijão, ou as cinco pedrinhas.

As cinco-marias têm origem em um costume da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro (na época eram ossinhos, e não saquinhos) e observavam como caíam.

MATERIAL:
– restos de tecidos para confeccionar os saquinhos (tamanho aproximado 4cmx3cm)
– linha e agulha para costurá-los
– arroz para encher os saquinhos

5 marias saquinhos

COMO JOGAR:
– Jogue todos os saquinhos no chão e pegue um deles, sem tocar nos demais.
– Jogue o saquinho que você escolheu para o alto, enquanto pega um dos que esta no chão, sempre sem tocar nos demais.
– Segure-o na volta, com a mesma mão sem deixá-lo cair.
– Repita tudo com cada um dos quatro saquinhos.
– Novamente jogue os cinco saquinhos no chão e pegue um. Faça o mesmo que na etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
– Repita tudo, mas dessa vez você vai pegar um saquinho e depois três.
– Agora você deve pegar os quatro saquinhos de uma só vez.

cinco marias

O túnel: jogue os cinco saquinhos e pegue um. Com a outra mão você forma um túnel. Os quatro saquinhos restantes deverão passar por baixo do túnel.

cinco-marias-tunel

MANCALA

A mancala é um jogo de tabuleiro jogado no mundo todo. Existem diversas maneiras distintas de jogá-lo, mesmo dentro de uma mesma cultura. O objetivo de jogos de Mancala normalmente é capturar mais sementes do que o oponente.

MATERIAL:

– Caixa de ovos
– 4 sementes em cada casa (nas casas das pontas da caixa utilizamos como armazém, local onde acumulamos as sementes).

Mancala

COMO JOGAR:

O objetivo desse jogo é acumular o maior número de sementes em seu armazém. O jogo inicia no sentido anti-horário, onde cada jogada consiste em pegar as sementes de uma de suas casas e semeá-las uma em cada casa, no seu armazém, e também nas casas do adversário, mas nunca no armazém do adversário.

– Quando a última semente cair no seu armazém, você joga novamente.
– Quando a última semente cair em uma casa vazia de seu território, você pode capturar todas as sementes da casa, ao lado do seu adversário, e colocá-las no seu armazém, inclusive a sua semente.
– A jogada termina quando todas as sementes de uma casa forem distribuídas nas casas.
– Quando você depositar a última semente em seu armazém e seu oponente ainda tiver sementes em suas casas você captura todas as sementes dele, e vice-versa.
– O vencedor do jogo é aquele participante que capturar mais sementes. E o jogo termina quando não houver mais sementes nas casas.

 O vídeo abaixo ensina o jogo, mas neste caso, repare que o armazém é um potinho de vidro fora da caixa de ovos, a calaha. Veja só:

PÉ DE LATA

O pé de lata é uma brincadeira antiga que estimula o equilíbrio, a coordenação motora e a criatividade à medida que a criança decora a sua lata!

MATERIAL

– 2 latas resistentes (pode ser aquelas de leite em pó ou achocolatado)
– Corda de varal – o tamanho da corda varia de acordo com a altuta da criança
– Martelo e prego para furar a lata e inserir o barbante pelos buracos. Para prendê-lo na lata, é só dar um nó nas pontas.
– Material para decoração da latinha. Vocês podem pintá-la de um jeito bem criativo; em nosso caso, utilizamos durex colorido! As latas podem ser pés de gigante, patas de animal  etc.

pé de lata

Espero que tenham gostado das dicas e que se divirtam muito! Até a próxima!
Beijos, Dani.



There are no comments

Add yours