Ingredientes

Receitas: Cozido de Quinua e Caldo de Aspargos

Oi Gente! Como já disse por aqui, a proposta deste espaço é apresentar sugestões de cardápios e muitas dicas sobre como aproveitar melhor a absorção de nutrientes pelo nosso organismo, através da alquimia e mistura correta dos alimentos. Cozinhar é uma revolução, mas não precisa ser uma guerra, né não? Queremos levar leveza e praticidade ao seu dia-a-dia e esperamos que vocês gostem e se inspirem! Hoje ensinaremos 2 receitinhas deliciosas que prometem encantar bebês, crianças e adultos! Utilizaremos a quinua e também o aspargo como os ingredientes da vez! Além de deliciosas, são receitinhas super nutritivas! Dá só uma olhada:

Quinua

A Quinua ou Quinoa tem origem na  região dos Andes e é conhecida como “grão de ouro” pelos povos andinos por ser  um alimento super completo. Ela pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, e até o milho para produção de biodiesel.

Na receita de hoje, vamos utilizá-la pra substituir  o arroz! Isso mesmo, o arroz tem um substituto com muito mais valor nutricional. Cada 100 gramas de quinua contêm 15g de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras. Além dos benefícios da Quinua, teremos também todo o poder do Aspargo, que é altamente nutritivo, cheio de fibras e vitaminas.

Aspargos

O aspargo é conhecido por ser rico em ácido fólico (também conhecido como vitamina B9), mas também tem betacaroteno, magnésio, manganês, fósforo, vitamina C, B e K. E ainda possui ação diurética e auxilia no combate aos radicais livres. Ele gosta de climas amenos e por isso, encontramos com maior facilidade na primavera.

O aspargo fresco não costuma ser muito barato, mas os benefícios deste vegetal fazem valer a pena o investimento! Que tal se permitir e variar mais os alimentos que consumimos? O aspargo também fica delicioso se fizermos só assado no forno com azeite de oliva e sal. Ou até em forma de creme ou caldo.

RECEITA 1 – COZIDO DE QUINUA

Uma refeição única e bem completa! Rende de 4 a 6 porções e pode ficar na geladeira até 2 dias e congelado por 1 mês. Sucesso aqui na Panelinha 🙂

Ingredientes
– 1 xícara de Quinua real (ou de arroz)
– 1 cebola roxa pequena picadinha
– 1 cenoura em cubinhos
– 1 chuchu OU 1 abobrinha em cubinhos
– 4 pontas de aspargos frescos picados em pedaços de mais ou menos 1cm (para não desmanchar no cozimento)
– 6 tomates cereja pelados e cortados ao meio
– 300ml de caldo de legumes sem sal
– 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
– 4 fatias de queijo prato ralado ou picadinho
– 1 colher de sopa de manjericão picadinho

PASSO A PASSO

PASSO 01
Prepare o caldo de legumes: pegue todos os talos e cascas (se forem orgânicos, caso não seja descarte as cascas) e coloque pra ferver por uns 5 minutos com 500ml de água, orégano e manjerona desidratados a gosto, pimenta do reino, noz moscada, folhas de alho poró.

Caldo Legumes

PASSO 2
Em uma panela refogue a cebola e coloque a Quinua a cenoura e o chuchu (se usar abobrinha só acrescente no passo 2) e misture bem. Adicione os 300ml de caldo de legumes. Deixe ferver, baixe o fogo e deixe até a cenoura e chuchu estarem macios.

passo1

PASSO 3
Acrescente os aspargos picados (e se estiver usando abobrinha, ela entra aqui também!) Tampe a panela e deixe apurar por 10 minutos, até que a quinua esteja cozida.

passo2

PASSO 4
Acrescente o tomate e a manteiga; mexa bem e deixe apurar por mais uns 3-4 minutos até os tomates estarem molinhos e a água secar. Para pelar os tomates é só jogar na agua fervente, deixar 1 minutinho, tirar  e colocar na agua fria. A pele sai quase sozinha! 🙂

passo3

PASSO 5
Desligue a panela e acrescente o queijo e o manjericão

passo4
Fica cremosinho e muuuuuito saboroso.

E pra você que ficou aí se perguntando o que fazer com o resto do aspargo, já que no cozido usamos somente as pontas, temos a resposta! Temos DUAS respostas!! 🙂

A mamãe aqui, que também adooora esse cozido, aproveitou pra fazer os talos refogados na frigideira anti aderente, com azeite e uma pitadinha de sal rosa do himalaia pra acompanhar o almoço.

prato_mamãe

Mas também, podemos reservar os talos e fazer esse caldo delícia na janta! É nutritivo, leve e super saboroso, ideal pra estes dias fresquinhos de final de inverno.

Receita de minuto: Caldo de Aspargos

caldo_aspargos

Ingredientes:
– 1 cebola roxa pequena ralada
– 2 batatas inglesa cozida
– 8 aspargos frescos picados (pode fazer com o aspargo verde em conserva, porém, desta forma, não é recomendado para as crianças, ok? 😉 )
– 4 colheres sopa de creme de leite ou leite de coco
– 2 colheres sopa de azeite de oliva
– 400 ml de água (2 copos)
– Temperos a gosto – sal, pimenta do reino, orégano, manjericão

Modo de preparo:

  1. Cozinhe as batatas na água, retire a casca e faça um purê esmagando com o garfo. Reserve.
  2. Refogue a cebola e os temperos por 3-4 minutos, até que fique douradinho.
  3. Acrescente os aspargos e refogue ligeiramente. Coloque a água e as batatas e deixe ferver por 3-4 minutos ate que os aspargos estejam macios.
  4. Bata tudo no pulsar do liquidificador, pra obter um caldo grosseiro, ou bem batido para um creme.  Sirva quentinho!

Pra acompanhar, podemos assar alguns aspargos e fatias de pão com manteiga e orégano no forno.

Nham, nham!



There are no comments

Add yours