salada

Alimentação saudável, orgânica e solidária

No sábado passado tive o prazer de participar do “Food Garden: Comida do Amanhã”; um evento promovido pela Unisinos que apresentou receitas deliciosas, preparadas com vegetais que a gente não tem o costume, e às vezes nem sabe que podemos consumir. O evento aconteceu na Casa Destemperados, em Porto Alegre.

“Food Garden” foi inspirado no projeto “Other Food”, que me encheu de orgulho! O projeto busca alternativas sustentáveis para a alimentação no futuro e surgiu em resposta ao desafio mundial de combate à fome, o “Thought For Food”, que perguntou como alimentar 9 bilhões de pessoas até o ano de 2050. A partir dessa pergunta, alguns estudantes se uniram numa iniciativa que faz de plantas alimentícias não convencionais (as chamadas PANCs), um ingrediente a mais na cozinha das famílias. E o que é melhor, SUPER NUTRITIVO!

Casa-Destemperados_cred-Aluisio-Pinheiro
Casa Destemperados – Crédito Foto: Aluisio Pinheiro

Oito chefs produziram oito diferentes receitas usando as PANCs. Tudo isso para popularizar plantas alternativas ao consumo, oferecendo uma alimentação mais saudável e novas sensações ao paladar. Impressionante como estava tudo delicioso! Eu ADOREI e me surpreendi com os pratos apresentados:

– Ravioli de bertalha com tomates secos, ricota e nozes
– Salada de trigo com capuchinha e queijo quark
– Mexido mineiro com bertalha
– Polenta mole com ragu de ora-pro-nóbis
– Risoto de capuchinha com queijo Camembert e mel
– Cheesecake de amora negra com cramble
– Nhoque de ricota com ora-pro-nóbis com molho de nirá
– Gyoza de ora-pro-nóbis, costela e acelga

As PANCs, estrelas do evento, encantaram os paladares e também os nossos olhos! Veja só que charme esse arranjinho de mesa com a bertalha, capuchinha (flor) e ora-pro-nóbis:

PANCs
Crédito foto: Bárbara Pustai, autora do lindo e delicioso blog “O Mundo da Cozinha”

Uma das receitas que adorei foi a da “Polenta mole com ragu de ora-pro-nóbis”, pelo chef Christian Alabarce. Temperadinha, saborosa e quentinha!  Hummmm… Tava tão bom que compartilho por aqui a receita. Olha só:

polenta_01
Via Instagram @realmaternidade

Polenta mole com ragu de ora-pro-nóbis

POLENTA MOLE

Ingredientes
• 2 litros de caldo de legumes
• 150g de farinha de milho média
• 50g de manteiga extra sem sal
• sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Colocar o caldo para ferver com a manteiga, o sal e a pimenta. Quando ferver, adicionar a polenta aos poucos e mexer vigorosamente até dissolver. Abaixar o fogo e cozinhar por 20 minutos mexendo sempre. Ajustar o sal e a pimenta se necessário e reservar quente.

RAGU DE ORA-PRO-NÓBIS

Ingredientes
• 60ml de azeite de oliva extravirgem
• 350g de cebola picada
• 1kg de tomates italianos picados
• 30g de alho picado
• 200ml de vinho tinto seco
• 2 colheres de sopa de açúcar
• 1 colher de sobremesa de páprica
• 1/2 maço de manjericão
• 20g de folhas de ora-pro-nóbis
• sal e pimenta a gosto
• 100g de queijo parmesão ralado na hora para finalizar (opcional)

Modo de preparo:
Colocar o azeite de oliva extravirgem em uma panela média. Refogar a cebola e o alho, colocar o tomate e refogar por alguns minutos. Adicionar a páprica, o açúcar, o vinho tinto e 250ml de água. Quando ferver, abaixar o fogo e cozinhar por 30 minutos mexendo sempre (não deixe secar, se necessário acrescentar mais água, pois desejamos a consistência de um molho). Temperar com sal e pimenta, colocar a ora-pro-nóbis e cozinhar por 1 minuto. Apagar o fogo, colocar o manjericão, tampar a panela e deixar por mais 3 minutos. Servir a polenta nos pratos, colocar o ragu por cima e finalizar com o parmesão ralado na hora (uma dica é usar queijo tipo Grana Padano).

Rendimento:
4 porções

>> E para finalizar este post, fiz questão de fazer uma foto com algumas idealizadoras do projeto “Other Food”; a Bruna de Oliveira e a Andreza Livramento. Parabéns meninas! Parabéns Unisinos! Obrigada pelas novas experiências, aprendizado e inspiração. Que venham novos projetos e ideias para melhorar a qualidade de vida das famílias. As mães e o Planeta agradecem! <3

Ah, para saber mais informações sobre a pesquisa que deu vida ao evento, clique aqui.

Bruna e Andreza Projeto Other Food
Bruna de Oliveira, Luciana Cattony, Andreza Livramento e as PANCs, é claro! rs…
Via Instagram @realmaternidade

 

 

 

Box Publieditorial



There are no comments

Add yours