Dicas para solteiros que cuidam dos filhos

Cinco dicas para solteiros que cuidam de seus filhos

É no cotidiano e na prática diária que passamos alguns apertos quando estamos sozinhos cuidando de nossos filhos. Quando são bebês, ainda conseguimos aproveitar as horas de sono, mas aos 2, 3, 4, 5 anos, fica difícil controlar as ferinhas. Então, enumerei algumas situações que ainda é possível conseguir algumas boas horas para realizarmos nossas atividades sem comprometer o dia a dia dos pequenos.

1)  Quaisquer atividades que for realizar, como cozinhar, arrumar a casa, fazer compras ou até conversar com os vizinhos, tente, sempre que possível, incluir seu (sua) filho (a) no projeto. Nada é mais gratificante que chegar em casa lotada de sacolas de supermercado e ver seu (sua) pimpolho (a) carregando frutas, verduras e legumes, se sentindo útil e importante. 

2) Na hora em que você precisar tomar banho ou ir ao banheiro ‘reservadamente,’ se é que me entende, ponha o programa preferido dele (a) na televisão ou um filme que seu (sua) filho (a) ame. Você tem um espaço decente de tempo e terá a certeza de que ele (a) estará bem. Não sou a favor de crianças em frente à televisão quatro, cinco horas por dia, mas na emergência, é eficaz.

3) Em hipótese alguma, entregue um presente a seu (sua) filho (a) perto do horário de dormir. Você pode correr o risco de a criança ficar muito excitada e não terá quem te ‘renda’ na lida de escovar os dentes, contar histórias e colocar para dormir. Até ele (ela) cair no sono, você estará morto (a) de cansaço. Faça atividades consideradas ‘tranquilas’como ouvir uma música que ela goste (volume baixo), ler um livro ou simplesmente bater papo.

4) Histórias que inventamos surtem um efeito duradouro se você quer ensinar algo para seu (sua) filho (a) e não está tendo sucesso da forma tradicional. Eu, por exemplo, uso sempre os mesmos personagens e vou criando histórias como se fossem episódios. Criei três personagens (um deles com o nome da minha filha) e vou passando os “recados”que não consigo no dia a dia. Ela ama e quando percebo…bingo, minha filha parou de mostrar língua ou de fazer birras desnecessárias. 

5) As atividades extracurriculares dos filhos podem ajudar os pais a entrar em forma de novo. Algumas academias oferecem aulas de natação para crianças e adultos ou enquanto ele (a) faz natação você pode fazer musculação. Conheço mães e pais que fazem pilates enquanto os filhos fazem judô/artes marciais. 

Bom, é isso! Fique à vontade para experimentar uma ou algumas dessas dicas! Ah, e se tiver outra dica para compartilhar, deixe um comentário.

Boa sorte pra gente e até a próxima!



Post a new comment