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Como introduzir alimentos diferentes nas refeições dos seus filhos

Seu filho não aceita pratos ou ingredientes novos com facilidade? Fazê-lo provar alimentos diferentes é uma luta quase impossível de se ganhar? Bem, saiba que você não é a única a lidar com este tipo de situação. Quase todas as mães já passaram por isso, especialmente quando o assunto são legumes, frutas e verduras. Mas a boa notícia é que você pode vencer esta batalha seguindo essas dicas:

Seja o exemplo
Não adianta pedir para o seu filho comer algo saudável ou muito diferente do que está acostumado se você não o faz. Quer que ele coma fruta no meio da tarde ao invés de biscoito? Faça isso você também. A mesma regra se aplica ao feijão, legumes, etc. Então, crie pratos equilibrados para você e para seu pequeno.

Envolva os pequenos
Ao introduzir um novo alimento na dieta de uma criança, faça com que ela participe da sua preparação, pois isso reduzirá bastante as chances de rejeição. Comece cedo: leve seu filho ao mercado, ou feira livre, e peça para ele mesmo escolher as folhas ou frutas mais bonitas.

Use a imaginação
Cozinhe com seu pequeno e faça com que ele participe – aliás, vocês podem criar juntos alguns pratos lúdicos. Você verá que a aversão vai diminuir bastante. Inventem juntos novas receitas, criem personagens e contextos. As crianças amam usar a imaginação. Faltando inspiração? Vai lá no site da Samantha Lee. É cada prato mais lindo que o outro!

Eu comecei a utilizar cortadores de biscoitos com formatos diversos (estrela, coração etc) para incrementar o lanche aqui de casa e funcionou muito. Faço sanduíchinhos saudáveis em formato de estrelinha e fazem o maior sucesso!


Imagem via Samantha Lee

Crie dias especiais
Refeições temáticas podem transformar aquele sabor novo e intimidador em diversão. Uma idéia legal é deixar um dia da semana para “gastronomia global”. Então, faça uma viagem com ele através da culinária, seja a chinesa, indiana, tailandesa, e por aí vai. Enfim, mundo é o limite! E, se você não sabe ou não tem tempo para cozinhar uma comida mais elaborada, peça delivery e tenha esses pratos exóticos entregues em casa.

Outra dica é adicionar os costumes do país na hora de comer, para deixar ainda mais estimulante. Exemplo: em um dia de comida japonesa, inclua os hashis, docinhos japoneses (que você acha facilmente em lojas orientais) e você também pode sentar no chão, como os japoneses fazem. Além de saudável, vai ser super divertido!

Fique tranquila!
Lembre-se: quando a gente estressa demais com as coisas, as tentativas parecem não surtir efeito. Fique tranquila, acredite que cada criança tem o seu tempo e preferências e não exija demais de si mesma. Pouco a pouco você vai conseguir adicionar ingredientes diferentes, saudáveis e muita alegria na hora das refeições. Com leveza e amor, as chances de sucesso são altas! 

Tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente aí nos comentários! 🙂

Beijos e até a próxima!



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