Escolha da escola de seus filhos

7 itens para considerar ao iniciar a busca da escola

Por mais que a educação seja dada em casa, é na escola que eles aprenderão muitos valores importantes e serão preparados para o futuro em diversos aspectos. Por isso, escolher uma boa instituição é vital – não é à toa que muitos pais se veem perdidos diante de tantas opções. Não sabe por onde começar? Listamos alguns itens que você precisa ficar de olho ao iniciar as suas buscas em relação à escolha da escola de seus filhos. Confira!

Lista de desejo
O que você espera de uma escola? Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Liste tudo o que é essencial: localização, espaço físico, atividades recreativas… Isso ajudará na busca.

Valores
A função da escola vai além da educação formal. A criança passará boa parte de seus dias ali, então é importante confiar seu aprendizado a um colégio que comungue com os valores que você acredita e que vão além do básico, estimulando seu desenvolvimento cognitivo, físico e social. Escolha uma instituição que tenha a ver com o que você e sua família acreditam. Se você tem uma religião e segue seus ritos com afinco, por exemplo, matriculá-la em uma escola alinhada a outra religião pode não ser a melhor opção.

Preço
Poder pagar uma escola particular para seus filhos é um privilégio que poucos pais têm no Brasil. Por isso, é preciso valorizar seu dinheiro e ser racional. Não é porque um colégio tem mensalidades salgadas que, necessariamente, a qualidade é melhor que a dos demais, tampouco seu projeto educacional é o mais indicado para seus pequenos. Muitas vezes, aqueles com mensalidades mais módicas ou até uma escola pública podem ter um projeto pedagógico mais interessante.

Infraestrutura
Se o seu filho for pequeno, é indicado que tenha um lugar para brincar e desenvolver o que é esperado para sua idade. Se ele já for maior, considere a existência de laboratórios e outros elementos. Apenas tome cuidado para não se deixar levar por uma boa infraestrutura, pois há questões mais relevantes, como os valores pregados pela escola.

Localização e horários
A realidade da maior parte das mulheres é a da dupla jornada, onde é preciso dar conta de trabalhar fora de casa e, de quebra, cuidar dos filhos. Para facilitar sua vida, é indicado considerar colégios que estejam localizado perto de sua casa, do trabalho ou no meio do caminho entre os dois.

Além disso, atente-se aos horários, pois muitas escolas não aceitam atrasos na hora de buscar as crianças – algumas até cobram taxas extras caso isso aconteça. Se os pais trabalham fora, é importante questionar este ponto antes de tomar a decisão.

Indicações e referências
Na dúvida, procure saber o ponto de vista de quem tem seus filhos matriculados na escola que você está de olho. Tire um tempo para ir ao colégio na hora da saída, quando há grande fluxo de pais indo buscar seus pequenos. Faça perguntas básicas sobre o método de ensino, rotina, alimentação e outras curiosidades que você possa ter.

Pesquisa
Não tem jeito: é preciso gastar muita sola de sapato para encontrar a escola ideal para seus filhos. É preciso estar certa e seguro de que aquela é a melhor opção – e nada como ter bastante repertório de comparação para que a decisão seja mais consciente.



There are no comments

Add yours