Visitas ao recém-nascido: dicas para ajudar as mamães

Visitas ao recém-nascido: 10 dicas para ajudar as mamães

Logo que um recém-nascido chega ao nosso mundo, amigos e familiares correm para os hospitais e para as casas das mamães para conhecerem esse novo serzinho, cheio de amor para receber. No entusiasmo e euforia, muitas pessoas esquecem de uma criaturinha super importante nessa história: a mamãe.

Além de carregar nove meses seus filhotes na barriga e de ser a conexão deles com tudo que os cerca, é comum que nesta fase, a mãe se sinta insegura e aflita. Afinal, depois que nascem, a dependência dos bebês aumenta ainda mais. E a mãe, que está radiante e repleta de amor, também está cansada, confusa, cheia de tarefas, dúvidas e hormônios!

Soma-se a isso, o fato de que toda a atenção que recebia enquanto estava grávida, agora foi desloca completamente para o bebê. Aquele serzinho fofo e indefeso, que ainda não sorri e nem diz “eu te amo mamãe” depende completamente dela para sobreviver. E a mulher, supostamente,  precisa estar mais “inteira” do que nunca… Não é mole não, minha gente! Haja corretivo para disfarçar as olheiras. A “Real Maternidade” ninguém conta…

Pensando nisso, nos espelhamos no texto do Face da Cecilia Pereira Stabile com dicas úteis do que você pode fazer para facilitar a vida das recém-mães, e criamos nossa própria listinha. Espia só:

1 – Pergunte o melhor horário e momento para visitá-la

Algumas mães preferem visitas nos hospitais, onde elas recebem mais ajuda. Outras, preferem receber em casa. Procure saber antes o melhor horário e momento, sempre perguntando o que ela precisa que você leve ou faça para ajudar.

via GIPHY

2 – Leve uma lembrancinha para os irmãozinhos

Com o nascimento de um novo membro da família, é normal que a atenção e cuidados estejam voltados para o bebê. Por isso é comum os irmãozinhos mais velhos se sentirem um pouco “rejeitados”. Por isso, quando for conhecer o bebê, lembre-se de levar uma lembrancinha para os irmãozinhos. Você também pode leva-los para um passeio. Este fato mostra que você está atenta e demonstra carinho. As crianças e os pais vão amar a iniciativa!

via GIPHY

3 – Leve uma comidinha ou refeição de fácil preparo.

Facilite a vida da família na hora de preparar o jantar. Colabore levando comidas de fácil preparo, como por exemplo algo que ela só precise colocar no forno para ficar pronto. A mamãe vai se sentir aliviada por não ter que preparar refeições em meio a tantas tarefas e ao cansaço. Levar um docinho pode ser também uma ótima ideia

via GIPHY

4 – Cuide do Bebê enquanto a mamãe toma banho. 

Visite a mãe durante a tarde, levando um lanchinho para você e cuide do bebê enquanto ela toma banho. Sério, depois que o bebê nasce, um banho tranquilo vale mais que a viagem dos sonhos! E não esqueça de levar seu próprio lanche, não queremos dar mais trabalho pra ela, não é mesmo?

via GIPHY

5 – Ajude com as tarefas de casa

As tarefas da casa podem significar uma ajuda e tanto! Se você é uma maiga “chegada”, coisas simples como tirar a roupa da máquina, estender ou dobrar o que já está seco significam momentos de puro amor à mamãe <3 Oferecer água ou um chazinho também transmite todo cuidado e carinho.

via GIPHY

6 – Ajude com o banho do bebê.

Você não precisa ser ninja para ajudar a mamãe na hora do banho. Uma boa conversa e um pequeno auxílio com os objetos podem ser uma ajuda e tanto! As mães geralmente se sentem sobrecarregadas com as tarefas iniciais referentes ao banho. Certificar que o local e a água estejam numa temperatura adequada, estender a toalha, separar roupas e todos os utensílios além da execução do banho em si, principalmente nos primeiros dias, demandam um certo esforço por parte da mãe. Nada como uma companhia agradável e uma mãozinha amiga para deixar este momento mais leve!

via GIPHY

7 – Passe no mercado e leve algo também para a mamãe

Às vezes não custa nada passar num mercado perto de você ou lavanderia no caminho de casa. Qualquer tarefa que puder executar para uma mãe de bebê pequeno, ajuda muito. E chegar na casa da sua amiga com frutas, legumes ou até a roupa da lavanderia, é uma ajuda e tanto, né? Pode apostar!

8 – Cuide do bebê para a mamãe descansar.

Descanso para as novas mães é só uma palavra bonita, longe de ser a realidade. Mães sem olheiras são inexistentes dentro do universo materno. Aos poucos a gente aprende a dormir menos, mas o início da vida de qualquer mãe é simplesmente caótico em se tratando de sono! Então, que tal se oferecer para cuidar do bebê ou da casa, enquanto ela tira um cochilo?

via GIPHY

9 – Contrate um serviço de beleza em domicílio para a mamãe.

Tempo para cuidar de si é a última coisa na lista de prioridades de uma recém-mãe. A gente esquece disso, viu? E só se dá conta depois, da diferença que faz quando conseguimos um tempinho pra gente. Então que tal contratar um serviço de beleza em domicílio para a nova mãe? Uma simples escova ou unha feita tem o poder de transformar o dia de uma mulher, imagina de uma recém-mãe? Ela vai te amar para sempre!

via GIPHY

10 – Esteja plenamente presente

Esteja disponível para realmente ajudar. Deixe os palpites em casa e marque a sua presença sobretudo com o coração. Às vezes só de ouvir a mãe em silêncio você já está demonstrando carinho e amizade. Exatamente o que o mundo precisa. 

E, claro…visite a nova família com muita energia positiva e amor! Ninguém duvida que a demonstração de afeto está sobretudo nas pequenas coisas, não é?

via GIPHY

Tem mais dicas? Compartilhe com a gente nos comentários



There are no comments

Add yours