Boneca com vitiligo

Artista cria boneca com vitiligo

Os padrões impostos pela sociedade estão em tudo: nas vitrines, novelas, filmes, capas de revista, na mídia em geral e também nos brinquedos. É no brincar que as crianças exercitam a imaginação e a sua visão de mundo. Pelos brinquedos, elas também se sentem representadas.E aí está a importância de encontrarmos brinquedos que representem as mais diversas crianças.

As bonecas podem dizer muito sobre a auto-estima dos pequenos. Foi pensando nisso, que a artista Kay Black, da Kay Customz, resolveu criar bonecas para representar as pessoas com Vitiligo, uma doença que causa a despigmentação da pele. A proposta é que elas se orgulhem de quem são e se vejam representadas.



Além de pessoas com vitiligo, Kay também desenvolve bonecas que representam as pessoas albinas:


Bonecas Kay Customz – Imagem via My Modern Met

Segundo nossa querida Laura Martins – criadora do excelente blog Cadeira Voadora e que nos presenteia por aqui com muitos textos – o brinquedo é um tipo de espelho. Então, quando uma pessoa quer um brinquedo que se pareça com ela, isso é sinal de que sua autoestima está fortalecida. Que bom para nossas crianças, que terão muito mais chances do que nós de crescerem se achando bonitas, se sentindo aceitas, respeitadas e incluídas.

Crianças e adultos agradecem!

#DICA REAL – Por Laura Martins

Minha sugestão é que você presenteie suas crianças com livros, brinquedos, filmes que mostrem pessoas consideradas diferentes sendo incluídas, ocupando o papel de heróis e heroínas, não por caridade, mas porque têm tantas habilidades, tanta beleza e tantos méritos quanto as demais, que estão mais próximas de se encaixar nos padrões vigentes.

Quando você toma essa atitude, está colaborando por um mundo melhor, no qual a diversidade seja aceita com naturalidade. Este é um mundo bom para todos! Cada um de nós pode, com certeza, fazer algo para construir um planeta em que nenhuma criança se sinta pior que a outra porque não faz parte de um padrão. 



There are no comments

Add yours