Maternidade: jornada de trabalho de quase 100 horas semanais

Maternidade: jornada de trabalho de quase 100 horas semanais

Da próxima vez que alguém lhe perguntar porque você está tão cansada, com olheiras gigantes e sempre descabelada, apenas passe um dado para essa pessoa: a maioria das mães trabalham uma média de 98 horas por semana. A maternidade não é mole, minha gente!

Um estudo realizado pela Welch, entrevistou 2 mil mães americanas com filhos entre 5 e 12 anos. O foco principal da pesquisa era entender as principais ferramentas e técnicas que as mães usam para auxiliar em suas rotinas. Nessa análise, foi possível mapear a rotina e a jornada de trabalho das mães, que ultrapassam 90 horas semanais, considerando que boa parte das tarefas não estão nas suas folhas de pagamento.

Um típico dia para as mamães, começam em torno das 6h23 da manhã e termina somente depois das 20h30 da noite. Isso dá em torno de 14 horas de trabalho no dia. Não é à toa que muitas vezes nos sentimos exaustas e tudo que queremos é um tempo para nós. Pausa para um adendo: esses dados são da pesquisa, mas vamos combinar que muitas vezes – senão sempre – nosso dia termina só depois das 22h da noite.

Falando em tempo para as mamães, o estudo revelou que a maioria tem em torno de uma hora e sete minutos para elas mesmas. Ou seja, o restante das 13 horas de trabalho do dia, estão totalmente relacionados ao outro. Seja seus filhos, familiares, marido ou chefe. Eita, mãe!

Quando questionadas sobre o que as mães consideram essencial para vencer o dia a dia, na lista apareceram: lenços umedecidos, drive thru de comidas, tablets, programas infantis, netflix, café e vinho. Oh yes! Além desses apetrechos, contar com o apoio dos avós e da babá de confiança é essencial, elas afirmaram. Tamo junto!

Essa pesquisa nos fez lembrar a campanha criada pela American Greetings, que criou um anúncio de trabalho falso para atrair candidatos a serem entrevistados. Dá uma olhada nos requisitos dessa vaga:

Então, já sabe! Da próxima vez que perguntarem porque você está tão cansada, é só dizer: sou mãe, meu bem! (e apesar de todo cansaço, a gente ama ser, né?! <3)

 

 

Photo by Maaike Nienhuis on Unsplash



There are no comments

Add yours